Três Atitudes de Um Vitorioso


Aqui no "Blog arena da Fé"
Você encontra diversos Esboços de Sermões e pregações muito inspiradas.


TRÊS ATITUDES DE UM VITORIOSO

“Tu, ó Deus, és o nosso refúgio glorioso; por tua bondade, nos fazes vencer”
Salmo 89.17

- O que nos faz vencer e triunfar, não são nossos méritos próprios, mas a bondade e a misericórdia do Senhor.
- Mas eu percebo algumas características (ATITUDES) sempre presentes na vida dos vitoriosos. Pessoas que aprenderam a desfrutar das experiências dadas por Deus.
- Pessoas que alcançaram grandes vitórias e que são dependentes da bondade de Deus, mas que possuem dentro de si uma determinação de sempre prosseguir.
- Deus nos permite interagir na nossa vitória quando tomamos atitudes características de um vitorioso.

Quais são essas atitudes? São três: 
  
1. O Vitorioso não se intimida diante dos obstáculos
- Grave isso que eu vou dizer agora: Um grande sonho, em combinação com determinação, confiança, persistência e fé consistente pode fazer com que a vida se transforme na mais maravilhosa aventura a ser vivida.
- Uma vez que você estabeleceu seus alvos e começou sua jornada rumo à sua realização, pode estar certo de que enfrentará dificuldades. Haverá sem dúvida alguns, ou inúmeros obstáculos, mas você não deverá se permitir intimidar por nenhum deles.
- Você se lembra de que quando Moisés libertou o povo do Egito ele pediu que doze espias fossem olhar a nova terra. Dez deles voltaram afirmando que nela havia muito mel e leite, mas também muitos gigantes (obstáculos).
- Os dez espias estavam prontos para desistir, porque se viam - conforme sua própria descrição - como gafanhotos, comparados com os gigantes. Do grupo dos doze, apenas dois depositaram sua fé em Deus. Eles não se deixaram intimidar, porque sua fé era maior que os obstáculos - os gigantes.
- Não se permita intimidar pelos gigantes desta vida. Quando Deus é por você, ele é maior que o mundo todo contra você!

2. O Vitorioso procura viver feliz
- O mundo em que vivemos simplesmente não entende o conceito da genuína felicidade e muito menos pode lhe fazer feliz. Felicidade, porém é algo bem mais simples do que você possa imaginar.
- Você pode ser feliz simplesmente por decidir ser feliz. Apesar dessa declaração - à primeira vista - soar tão superficial e simplista, o fato é que existe um princípio fundamental imutável por detrás da mesma.
- É possível ser feliz quando as finanças estão em estado calamitoso ou quando uma inesperada tragédia lhe dilacera a alma? Sim. O fato é que não são os eventos e circunstâncias que lhe definem. O que lhe definem são as suas respostas a esses eventos e circunstâncias. É a confiança que você tem no seu Deus, o exercício da sua fé que irá determinar a sua felicidade em meio às tribulações. Nada, absolutamente nada nesta vida lhe ocorre sem que antes já tenha passado pelo filtro do amor de Deus. Esse é um princípio que o Senhor jamais negocia, é uma questão absolutamente fechada.
- Quando esse mesmo princípio é encarnado na nossa disciplina diária, então ganhamos uma nova perspectiva para viver em um novo estilo de vida.
- Um certo pensador disse o seguinte: Nunca tome uma decisão definitiva com base numa tempestade passageira. Não importa quão negras sejam as nuvens ao seu redor. Lembre-se a si mesmo dizendo: “Essa também irá passar”.
- Obviamente que tristezas, desapontamentos, lágrimas podem estar sempre ao seu redor, mas absolutamente isso não anula a sua possibilidade de ser feliz.
- Por que? Porque felicidade é muito mais do que uma circunstância ou um evento que possa lhe trazer muita alegria. Mas genuína felicidade é ter a serena consciência de que Deus está soberanamente no controle da história da minha vida.
- O Senhor não quer que sejamos simplesmente alegres, mas que vivamos em paz, com felicidade em nosso coração.
- João 14.27 “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.

3. O Vitorioso deixa brilhar a sua luz
- A decisão de irradiar alegria e positivismo é apenas sua. Pode parecer ingênuo, irrealístico, insensível, mas não é.  Seu estado deplorável não ajuda ninguém.
- Seu desespero e a sua angústia não realizam absolutamente nada.
- Seu cinismo não traz benefício algum, nem a você nem a ninguém. Por que então aceitar se engajar em tais atitudes?
- O negativismo é um buraco profundo e cheio do nada. Quem precisa dele? Nem você, nem ninguém. Você não se beneficia do seu negativismo; tampouco ninguém. Ele é não apenas doloroso, como inclusive inútil. Portanto, quando você sentir que ele está vindo, imediatamente peça a força de Deus para ajudá-lo a opor forte resistência a tal sentimento.
- Você tem coisa muito mais importante para fazer do que desperdiçar preciosa energia com algo que não irá lhe trazer nenhum benefício - nem a você, nem a seja quem for, perto ou longe de você.

DEIXE BRILHAR A SUA LUZ
- Não se entregue às trevas do negativismo. Deixe que brilhe a sua luz. Concentre-se naquilo que é positivo, bom e verdadeiro, e assim você estará construindo um mundo muito melhor onde viver.            
Mt 5.16 “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”.

Autor: Pastor Robernane
Fonte: "Blog Orarpregar"


ESBOÇOS DE SERMÕES IMPERDÍVEIS
Publicados recentemente no "Blog Arena da Fé"




3 comentários: